A aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), chegou do Líbano na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 6h58 (horário de Brasília) desta terça-feira (08/10) com 227 resgatados - incluindo 49 crianças (7 de colo) e 3 pets a bordo.
O avião decolou de Beirute às 18h30 no horário local e 12h30 no horário de Brasília, dessa segunda-feira (07/10). O país sofre com bombardeios decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah.
Esta é a segunda fase da Operação Raízes do Cedro. A aeronave levou ao Líbano doação humanitária brasileira de insumos médico-hospitalares solicitados pelas autoridades libanesas. Outros bens emergenciais devem ser transportados nos próximos voos para doação ao Líbano. O avião fez uma escala em Lisboa, em Portugal, para reabastecimento, e seguiu para Guarulhos.
De acordo com o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a operação terá caráter continuado com o intuito de repatriar, por semana, cerca de 500 brasileiros.
Estima-se que 20 mil brasileiros moram em território libanês e, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), cerca de 3 mil desejam retornar ao Brasil. Com informações do portal Metrópoles.
Fonte: diariodepernambuco