Um idoso foi atacado por um sagui em Santa Maria do Cambucá, no Agreste pernambucano.
Na sendo atacado pelo animal, em um bar, em Santa Maria do Cambucá.
O caso foi registrado na quarta última (29/01). Após o ataque, a vítima recebeu atendimento médico na unidade de saúde local.
Natural de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e veio visitar familiares no Agreste, o idoso tem 72 anos e estava na cidade para visitar parentes. Ele levou mordidas no rosto e uma das pernas.
O homem tomou a primeira dose da vacina na unidade de saúde municipal. A segunda, deve ser aplicada no último sábado (01/02).
Ele também foi encaminhado para o Hospital Regional do Agreste em Caruaru para tomar o soro que previne contra a raiva humana.
A secretaria estadual de saúde disse que a Diretoria de Vigilância Ambiental está acompanhando o caso de "interação entre um sagui e um homem".
O diretor da unidade de saúde da cidade, Rafael Oliveira, afirmou que o "senhor deu entrada algumas horas após o acontecido. Foram feitos os primeiros atendimentos, a limpeza e desinfecção da lesão, vacina antirrábica e depois encaminhado ao mestre Vitalino para tomar o soro antirrábico".
Ainda segundo ele, o idoso já se encontra na residência de sua irmã e com as demais doses da vacina previstas.
O gestou afirmou, também, que o programa de imunizações do município entrou em contato com a secreta de saúde do local de origem do homem.
"Ele não reside aqui e irá viajar na próxima semana. Alertamos para a continuidade do tratamento com vacina, pois a última dose será dada em uma data em que o mesmo já estará em Mossoró", acrescentou.
A mulher de 56 anos que contraiu raiva após ser atacada por um sagui em Santa Maria do Cambucá morreu no dia 11 de janeiro. Ela estava internada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife.
Fonte: Diário de Pernambuco