Prefeitura de Caruaru se pronuncia sobre ação da Guarda Municipal que viralizou nas redes sociais
Um vídeo que mostra uma abordagem da Guarda Municipal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, causou grande repercussão nas redes sociais neste fim de semana. A gravação exibe um momento em que, durante a detenção, um homem cai e bate a cabeça no chão, desmaiando em seguida.
Em nota oficial enviada ao jornalista Nogueira Júnior nesta segunda-feira (9), a Secretaria de Ordem Pública de Caruaru (SECOP) explicou o ocorrido. Segundo a prefeitura, a situação teve início na manhã do sábado (7), em um Posto Avançado da Guarda Municipal, localizado na Rua Salgado da Gama. Dois homens, aparentemente embriagados, teriam começado a insultar e ameaçar os guardas civis que estavam no local.
Após diversas tentativas de negociação, a equipe precisou solicitar reforço. Durante a abordagem, um dos suspeitos resistiu à revista pessoal e, por isso, foi necessário o uso de algemas. A prefeitura afirmou que, ao fim do procedimento, um dos homens apresentou ferimentos no lábio e foi levado pela própria Guarda Municipal à UPA estadual.
Na unidade de saúde, o suspeito teria ameaçado a médica e a equipe de plantão, mas recebeu atendimento e foi liberado. Ainda de acordo com o boletim médico, ele estava agitado e se recusou a realizar exames.
Após o atendimento, os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Plantão, onde foram Após o atendimento, os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Plantão, onde foram autuados por desacato, resistência e ameaças. Para um deles, foi estipulada fiança no valor de R$ 1.500.