Um estudo liderado por pesquisadores da Bahia descobriu uma nova variante do vírus HIV - que, se não tratado, pode levar ao desenvolvimento da aids.
A descoberta é resultado de uma coleta de 200 amostras de sangue de pacientes com HIV e que estão em acompanhamento no ambulatório de infectologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos, da Universidade Federal da Bahia e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Hupes-UFBA/Ebserh).
De acordo com o estudo, a nova variante combina genes dos subtipos B e C do HIV, predominantes no Brasil, e por isso é chamada de vírus recombinante.
Há registros da nova variante na Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
"Estudamos as características genéticas do HIV em um grupo de pacientes de nosso ambulatório (Hupes-UFBA/ Ebserh) e detectamos um vírus recombinante, mistura de dois vírus diferentes, em um paciente. Este recombinante já havia sido detectado em três outros pacientes em outros estudos, e nosso achado demonstra que ele já circula na Bahia", afirma o professor da UFBA Carlos Brites, coordenador do Laboratório de Infectologia do Hupes-UFBA/Ebserh, que colaborou com o estudo.
Fonte: jc_pe