A Semana Nacional do Meio Ambiente se encerrou no último dia 7 de junho, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Pernambuco e parceiros como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) seguem firmes no propósito de combater os crimes ambientais e proteger vidas.
Chico é um macaquinho da espécie prego e foi resgatado essa semana durante operação conjunta da PRF e CPRH, no município de Sertânia. Apesar do tamanho, mais ou menos 40 centímetros, os especialistas da CPRH estimam que ele seja um “jovem senhor” com cerca de 40 anos.
O animal foi encontrado, isolado em uma espécie de pequena jaula de ferro e sem alimentação, em uma das residências fiscalizadas. O resgate do macaco prego foi possível depois de denúncias, que apontavam locais em que animais silvestres de vários tipos e espécies eram criados ou até mesmo comercializados. Além do macaquinho, foram resgatados ainda 26 pássaros e quatro jabutis.
Nenhuma das pessoas que estavam com os animais apresentaram documentação que comprovava serem criadores credenciados ou que receberam permissão do Ibama para mantê-los em casa, o que é uma exigência legal. E ainda não tinham nota fiscal dos bichinhos. No Brasil, o Ibama autoriza a compra e venda de dois gêneros de macacos: o macaco sagui e o macaco prego.
O macaco foi cuidadosamente acolhido e levado pela equipe da CPRH para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras Tangara. Lá, além de carinho, Chico recebe os cuidados de biólogos e veterinários. Ele precisará passar por avaliações e exames, até que dependendo de sua recuperação seja avaliada a possibilidade de soltá-lo onde ele sempre deveria ter estado: na natureza.
Fonte: gov.br