A Polícia Federal em Pernambuco realizou a maior apreensão de cocaína deste ano no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul do Recife.
Duas mulheres, uma de 45 anos e outra de 25, foram presas em flagrante ao tentarem embarcar para Luanda, capital de Angola, na África, com 18,5 quilos da droga nas malas.
Também foram apreendidos dois celulares, U$ 1.700 e 5.000 kwansas angolanos, moeda oficial de Angola, na África.
De acordo com a PF, a apreensão aconteceu na sexta (07/06).
"As duas proprietárias das malas foram identificadas e levadas até a sala da Polícia Federal, as quais presenciaram a abertura e retirada de dentro da mala de um pó branco que, ao ser submetido a exame narcoteste resultou resultou positivo para cocaína, totalizando um peso bruto de aproximadamente 18,52 kg. Foi a maior apreensão do ano de 2024 desse tipo de droga no Aeroporto dos Guararapes feita pela Polícia Federal", declarou a PF, por meio de nota.
Ainda segundo a PF, em depoimento, as mulheres disseram que "pegaram a droga em São Paulo, porém, não deram maiores detalhes sobre quem as contratou e que receberiam a quantia entre 15 e 20 mil reais quando chegasse ao seu destino final. E por fim, disseram que resolveram fazer esse transporte da droga em virtude de estarem passando por problemas financeiros".
Após as prisões, as suspeitas foram conduzidas para a sede da PF no estado, no Bairro do Recife, na área central da capital, onde foram autuadas por tráfico internacional de drogas e associação ao tráfico. Caso sejam condenadas, poderão pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão.
As presas já passaram por audiência de custódia e tiveram a prisão preventiva decretada, sendo encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro do Engenho do Meio, na Zona Oeste do Recife.
Fonte: diariodepernambuco