Sem possuir autorização do Ministério da Educação, as instituições estão anunciando novos cursos de medicina. Por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), o Ministério da Educação (MEC), chegou a notificar seis instituições de educação superior que estão anunciando novos cursos de medicina sem possuir o devido ato de autorização do MEC.
As instituições que realizaram vestibular para o curso de medicina, por meio de decisão judicial, devem evitar de iniciar a oferta efetivada ou suspender a oferta imediatamente, se já tiver sido iniciada. Segundo informou o ministério "O não cumprimento da orientação do MEC resultará em irregularidade administrativa, conforme disposto no Decreto nº 9.235/2017, passível de aplicação de penalidades"
O MEC destacou apenas dois casos das seis universidades notificadas, citando diretamente o nome das instituições: o Centro Universitário Mauá de Brasília - UNIMAUÁ (Cód. 3867), com sede em Taguatinga Sul, em Brasília, e o Centro Universitário FACENS - UniFACENS (Cód. 672), com sede em Sorocaba, no estado de São Paulo.